Rinite aguda: como identificar, tratar e evitar crises?

A rinite aguda é uma doença respiratória bastante comum, que pode surgir de diversas formas. Seus sintomas podem aflorar tanto pela presença de um vírus ou bactéria específico, quanto a partir de um contato pontual com uma substância alérgena.

Por definição, a forma aguda da rinite tem duração breve, de até dez dias. No entanto, ser passageira não significa que ela seja sempre fácil de lidar.

Os sintomas de rinite aguda, pelo contrário, podem diminuir bastante a disposição do indivíduo, resultando até mesmo em perda da qualidade de vida enquanto estão presentes.

O que é rinite aguda?

A rinite aguda é uma das possíveis categorizações da rinite em relação ao tempo que os sintomas ficam presentes.

De forma geral, ela costuma ser causada tanto por infecções virais respiratórias, quanto devido a uma exposição pontual a um alérgeno.

Tipos de vírus que costumam causar rinite aguda

  • Sterilair ajuda a eliminar: Vírus

    Rinovírus

  • Sterilair ajuda a eliminar: Bactérias

    Coronavírus

  • Sterilair ajuda a eliminar: Fungos

    Adenovírus

  • Sterilair ajuda a eliminar: Fungos

    Vírus Influenza

No entanto, as causas não param por aí, já que outros vírus, além de bactérias, também podem ser os causadores desse incômodo.

É perigoso fazer lavagem nasal?

Rinite aguda: sintomas

A rinite aguda compartilha dos principais sintomas dos demais tipos de rinite. A lista inclui:

  • espirros;
  • nariz entupido e/ou escorrendo;
  • lacrimejamento.

Além desses sintomas mais básicos, a pessoa também pode sentir coceiras, indisposição, perda parcial ou total do olfato e dor de cabeça.

O que diferencia uma rinite aguda de uma crônica?

Como já te contamos lá no início, a principal diferença entre rinite aguda e rinite crônica está na duração dos sintomas. Os sintomas da forma aguda duram até dez dias, enquanto os de uma rinite crônica perduram por meses.

Além disso, em geral, a rinite aguda é causada por infecções por vírus (como em gripes e resfriados), crises alérgicas breves ou bactérias. Já as causas de uma rinite crônica podem ser exposição contínua a um alérgeno, uma alteração anatômica (no caso das rinites atrófica e vasomotora, por exemplo), doenças infecciosas e a baixa umidade relativa do ar.

Como evitar a rinite aguda?

Em qualquer quadro de rinite, é interessante evitar o contato da pessoa com microrganismos que possam agravar o quadro significativamente.

Algumas boas escolhas para evitar essa piora são:

trocar carpetes por piso liso e tapetes comuns por tapetes de material antialérgico, que não acumulam pó e podem ser lavados facilmente;

fazer a limpeza da casa pelo menos uma vez por semana e utilizar pano úmido e aspirador de pó em vez de vassoura e espanador;

reduzir o número de objetos que acumulam poeira, como bichos de pelúcia, itens de decoração e almofadas, especialmente no quarto da pessoa alérgica;

lavar e trocar a roupa de cama pelo menos uma vez por semana;

lavar cobertores e edredons mensalmente e colocá-los no sol uma vez por semana;

impedir a entrada de animais de estimação no quarto da pessoa alérgica;

abrir as janelas da casa para permitir a circulação do ar, especialmente em ambientes úmidos como banheiro, cozinha e área de serviço;

manter apenas as peças de roupa e calçados que realmente são utilizados, de forma que o guarda-roupa não fique muito cheio e possa haver ventilação, evitando o mofo;

não fumar e evitar a exposição à fumaça do cigarro.

Purificador de ar: um aliado no combate à rinite

Devido ao fluxo de ar, mesmo que você esteja sempre limpando sua casa, é praticamente impossível impedir que os alérgenos entrem nela. Porém, você pode contar com um bom aliado para diminuir o contato com essas partículas e microrganismos: o purificador de ar.

O Sterilair é capaz de eliminar até 99% dos esporos de fungos,vírus, bactérias, dentre outras partículas e microrganismos, combatendo os principais causadores das rinites em geral.

Sua potência, comprovada a partir de laudos emitidos por alguns dos maiores centros de pesquisa do mundo, ajuda a evitar quadros de rinite, impedindo que o contato prolongado com alérgenos piore a severidade do caso.

Quando o uso de um purificador é somado aos principais cuidados para o seu lar, a melhora do ar é considerável, trazendo uma maior qualidade de vida para sua família.

Outras dúvidas frequentes sobre rinite

Qual é a diferença entre rinite alérgica e não alérgica?

A rinite alérgica é resultado de uma reação extrema do sistema imunológico ao confundir partículas inofensivas (alérgenos como pólen, grãos de poeira e mofo) com microrganismos causadores de doenças (reação de hipersensibilidade).

Assim, ocorre um ataque das células de defesa, a produção de anticorpos e a liberação de histamina, que causa os conhecidos sintomas de espirros, coriza, coceira, congestão nasal e lacrimejamento.

A rinite não alérgica tem esses mesmos sintomas (exceto a coceira), mas ela não envolve esse mecanismo de hipersensibilidade e não produz anticorpos contra os alérgenos.

Nesse caso, a rinite é resultado de uma inflamação da mucosa com dilatação dos vasos sanguíneos. Com isso, a mucosa fica inchada devido à maior presença de sangue e fluidos, levando à obstrução nasal.

Entre as causas mais comuns da rinite não alérgica estão as infecções virais (como gripes e resfriados), alguns medicamentos nasais, alterações hormonais (principalmente na gestação), alimentos (rinite gustativa), odores fortes e até mesmo o frio.

Qual é a relação entre a rinite alérgica e a rinite crônica?

A rinite alérgica é uma forma de rinite crônica, pois ela não tem cura – diferentemente de uma rinite aguda causada por um resfriado comum, por exemplo. Porém, nem toda rinite crônica é necessariamente uma rinite alérgica, já que ela pode ser causada por outros fatores.

Como explicamos acima, o que define a rinite como crônica é a sua duração, enquanto o que define a rinite como alérgica é a reação de hipersensibilidade diante do alérgeno – dessa forma, um tipo não exclui o outro.

Assim, quando há uma exposição prolongada às partículas que desencadeiam a rinite alérgica, ela pode ser caracterizada também como uma rinite crônica, com sintomas persistindo por mais de três meses.

Normalmente, a rinite crônica é acompanhada pela sinusite crônica, ou seja, a inflamação dos seios da face devido a uma infecção viral ou bacteriana ou a uma alergia que dura mais de 90 dias.

Além disso, essa doença causa um congestionamento nasal intenso que pode levar à formação de crostas, sangramento e secreção de consistência espessa e com pus, que apresenta odor desagradável – diferentemente da coriza, que é transparente, fluida e não tem cheiro.

Quais são os sintomas de uma rinite alérgica aguda?

Os sintomas de uma rinite alérgica na forma aguda são os mesmos da forma crônica e incluem, principalmente, coriza, nariz escorrendo ou entupido, coceiras nos olhos, garganta e/ou ouvidos e espirros. A única diferença entre ambas é a duração, já que os sintomas da forma aguda duram até dez dias e os da forma crônica persistem por meses.

Como tratar rinite aguda?

O tratamento indicado pelo(a) otorrinolaringologista para rinite aguda variará conforme as causas da doença. Caso ele seja originado de uma infecção por um rinovírus, por exemplo, costumam ser receitados remédios antigripais e, até mesmo, descongestionantes, dependendo da dificuldade da pessoa infectada para respirar. Em qualquer caso, não é recomendada a automedicação.

Referências sobre rinite aguda

Pensando no seu bem-estar, as informações desta página foram retiradas de fontes confiáveis e especializadas no tema.

US NATIONAL LIBRARY OF MEDICINE. Acute Viral Rhinitis, 2019. Disponível em:https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC7123171/

MANUAL MSD - VERSÃO PARA PROFISSIONAIS DE SAÚDE. Rinite não-alérgica, 2020. Disponível em: https://www.msdmanuals.com/pt-pt/profissional/dist%C3%BArbios-do-ouvido,-nariz-e-garganta/dist%C3%BArbios-de-nariz-e-seios-paranasais/rinite-n%C3%A3o-al%C3%A9rgica

MAYO CLINIC. Nonallergic rhinitis, 2021. Disponível em:https://www.mayoclinic.org/diseases-conditions/nonallergic-rhinitis/symptoms-causes/syc-20351229

NHS. Overview - Allergic rhinitis, 2019. Disponível em:https://www.nhs.uk/conditions/allergic-rhinitis/