BRONQUITE

Tudo o que você precisa saber sobre sintomas, tratamento e prevenção
A bronquite afeta cerca de dois milhões de pessoas no Brasil, sendo considerada uma doença bastante comum.

Ela pode ser tanto uma condição passageira, quanto crônica. Dependendo do quadro, ainda pode ser muito prejudicial à qualidade de vida de quem a tem.

A boa notícia é que algumas medidas preventivas, além do uso de um purificador de ar como o Sterilair, podem ajudar a reduzir crises e melhorar o bem-estar do indivíduo.

Saiba mais sobre a bronquite e descubra como promover qualidade de vida para quem convive com a doença.

O que é bronquite?

A bronquite é uma inflamação dos brônquios, canais que levam o ar até o pulmão quando respiramos. Dependendo da sua origem e da persistência dos quadros, pode ser considerada aguda ou crônica.

Quais são os tipos de bronquite?

Primariamente, a bronquite é categorizada conforme a persistência das crises no organismo do indivíduo. Quadros com duração de até 15 dias são considerados agudos, enquanto aqueles em que as crises se manifestam por, pelo menos, três meses são considerados crônicos.

É possível desenvolver bronquite a partir de uma simples inflamação respiratória. Também há casos em que a doença está mais relacionada à ação de agentes alérgenos, como ácaros e poluição.

Confira os tipos de bronquite, mas lembre-se: se você estiver se sentindo mal, procure um médico para ter um diagnóstico adequado.

Bronquite aguda

É uma infecção temporária dos brônquios, que geralmente dura até 15 dias. Este tipo de bronquite pode ser causado pelo agravamento de uma gripe ou um resfriado que não foi tratado de forma correta. Além disso, pode se iniciar por conta do contato com microrganismos como ácaros, vírus e bactérias.

Bronquite crônica

Forma mais avançada da doença em que as crises se manifestam por, pelo menos, três meses. Pode ser desenvolvida a partir de um quadro agudo e raramente aparece em quem não é fumante.

Quais são os sintomas da bronquite?

Existem diversos tipos de bronquite, mas, mesmo com as diferenças, existem alguns sintomas comuns. O principal deles, tanto na bronquite crônica, quanto na aguda, é a tosse. A diferença é que, na forma aguda, a tosse seca é mais comum, enquanto na crônica a tosse tende a vir acompanhada de secreção – mais clara ou escura, dependendo da gravidade do quadro clínico.

Em qualquer caso, podem aparecer quatro sintomas:

Falta de ar

Chiado no peito

Calafrios e febre

Tosse seca ou com expectoração

O que causa bronquite?

Sterilair Alergia ácaros: sintomase

A bronquite pode ser originada por diversas causas, podendo ser agravada devido ao contato com microrganismos específicos. As principais causas incluem:

Aguda:

  • Vírus;
  • Bactérias.

Crônica:

  • Fumo ou contato com fumaça de cigarro;
  • Poluição urbana;
  • Poeira;
  • Gases nocivos.

Como tratar bronquite?

Conforme o tipo e a origem da bronquite, ela pode ser tratada com antibióticos, inaladores, remédios para tosse, dentre outros medicamentos específicos.

A gravidade do quadro do paciente é uma variável muito importante que os profissionais da saúde levam em conta antes de elencar qual ou quais tratamentos serão aplicados. Portanto, não existe um tratamento universal.

O que é bom para bronquite?

Apesar de ser uma doença respiratória capaz de proporcionar cenários bastante desafiadores, é possível aumentar bastante a qualidade de vida de quem convive com ela ao adotar algumas medidas muito importantes. Além disso, essas atitudes também são saudáveis para quem não tem essa doença respiratória, sendo indicado que elas façam parte da rotina de toda a sua família.

Lavar as mãos com frequência

Lavar as mãos frequentemente fará com que você evite levar bactérias e outros microrganismos nocivos para as suas vias aéreas, caso encoste no nariz.

Parar de fumar

Uma série de estudos apontam que fumar é uma das principais causas da bronquite crônica. Por isso, tomar medidas para diminuir a quantidade de cigarro consumida gradualmente, até parar por completo, é um passo bastante importante.

Evitar pessoas fumando

O fumo passivo (que acontece quando respiramos a fumaça expelida por outra pessoa) também coloca o indivíduo em contato com partículas nocivas para a saúde, que definitivamente podem ocasionar e/ou agravar casos de bronquite.

Beber bastante água

A hidratação é uma grande aliada da expectoração, especialmente quando está difícil, por conta da espessura ou do incômodo. Criar esse hábito ajudará a diluir as secreções e expelir o catarro com mais facilidade.

Estar vacinado contra a gripe

Como os quadros de bronquite aguda estão diretamente relacionados ao agravamento de quadros de gripe, estar vacinado diminuirá as chances de desenvolvimento dessa doença, visto que os sintomas tendem a ser mais severos ou ainda nem aparecerão.

Use um purificador de ar

Ao melhorar a qualidade do ar interno do seu lar, você e sua família poderão experienciar uma boa melhora na qualidade de vida. O Sterilair, por exemplo, elimina até 99% dos microrganismos suspensos no ar, evitando que pessoas com bronquite e outras doenças respiratórias aspirem partículas capazes de desencadear crises.

Saiba mais sobre o Sterilair

Como Sterilair pode ajudar quem tem doenças respiratórias?

O uso diário e constante do Sterilair ajuda a eliminar 99% dos microrganismos nocivos suspensos no ar. Além disso, ele contribui para a redução do "cheiro de mofo", muito comum em casas úmidas que ficam fechadas durante a maior parte do dia.

Adquira o seu

Referências - bronquite

Prezamos pela sua confiança e sua saúde. Por isso, as informações contidas nesta página sobre bronquite foram retiradas de fontes qualificadas.

ALBUQUERQUE, Rodolfo Pires de. Bronquite. Disponível em: https://www.gndi.com.br/saude/blog-da-saude/bronquite

GOVERNO DO ESTADO DE SERGIPE. Médica fala sobre as diferenças entre asma e bronquite, 2019. Disponível em:https://www.saude.se.gov.br/medica-fala-sobre-as-diferencas-entre-asma-e-bronquite/

VARELLA, Maria Helena. Bronquite. Disponível em:https://drauziovarella.uol.com.br/doencas-e-sintomas/bronquite/