O que é o mofo?
O mofo é um tipo de fungo que pode prejudicar a qualidade do ar interno e ser respirado acidentalmente por nós. No geral, ele ocorre em ambientes úmidos, com pouca circulação de ar.
Dentre os incômodos que ele pode causar estão o escurecimento de móveis e paredes, além daquele desagradável cheiro de mofo que você provavelmente já sentiu em ambientes que passaram muito tempo fechados.
Porém os prejuízos que ele pode causar vão muito além da questão estética e do aroma. O mofo pode tanto desencadear crises, quanto agravar doenças respiratórias, como a sinusite, a rinite e, principalmente, a asma. Portanto, mesmo quem não tem essas doenças precisa se preocupar em minimizar o contato com o mofo para garantir uma boa qualidade de vida em longo prazo.
Como o mofo pode afetar a saúde?
O mofo é um tipo de fungo que pode agravar diversos quadros alérgicos e doenças respiratórias, como:
- Rinite;
- Sinusite;
- Asma;
- Bronquite.
*A imagem ao lado mostra um pão contaminado com um tipo de mofo que pode ser liberado no ar do ambiente.
Quais são as principais doenças respiratórias
Tipos de antimofo
O antimofo pode ser tanto um produto, quanto um aparelho – como o Sterilair –, que é usado para combater e/ou prevenir a presença desse desagradável tipo de fungo.
Produtos para portas, janelas e paredes
Há tipos usados tanto para prevenir, quanto para combater, o aparecimento de mofo nessas superfícies.
Tinta antimofo
Pode ser usada antes do mofo aparecer, como forma de prevenção. Não ajuda em casos em que o mofo já está presente.
Absorventes de umidade
São potes de plástico com partículas que retiram parte da umidade do ar do ambiente, dificultando o aparecimento de mofo.
Purificador de ar (Sterilair)
Ajuda a eliminar até 99% dos microrganismos suspensos no ar, incluindo o mofo, prevenindo, dessa forma, a presença do mofo.
Como funciona um purificador de ar?
O funcionamento do purificador de ar Sterilair é bastante simples, porém eficaz.
Ele é composto por um bloco cerâmico com filamentos de nicromo, que passam por furos minúsculos. Ao ligar o aparelho, há um aumento da temperatura interna e, por efeito de convecção, o ar com microrganismos entra no aparelho.
Devido à sua alta temperatura (270ºC), os microrganismos são incinerados e o ar puro é liberado para o ambiente, sem qualquer cheiro ou ruído. Além disso, o Sterilair se diferencia por não esquentar o ar do ambiente.
Como o purificador de ar pode ter efeito anti mofo?
Falando especificamente do mofo, conforme já comentamos, a proliferação das colônias ocorre em locais com alta umidade, baixa ventilação e pouca luminosidade, como paredes com móveis apoiados, colchões e armários. A partir desses focos de mofo, há liberação de esporos que se dispersam por todo o ambiente, provocando reações alérgicas e odor característico.
Com o uso de um esterilizador de ar como o Sterilair, o mofo suspenso no ar é capturado e, em seguida, desnaturado pela temperatura alta. Consequentemente, os ácaros presentes também são reduzidos, uma vez que os dois microrganismos fazem parte do mesmo ciclo biológico.
Atenção: Sterilair não atua nas superfícies – apenas no ar que respiramos. Ou seja, não remove os fungos já desenvolvidos em paredes, armários ou móveis de madeira. Os clientes que usam para essa finalidade podem ter resultados em longo prazo, mas isso depende de outros fatores do ambiente.
Saiba mais:
Sterilair é um aparelho:
- que purifica o ar;
- bivolt;
- disponível em 5 cores;
- que não emite ruídos;
- que não esquenta o ambiente;
- que não altera a umidade do ar;
- que é desenvolvido para uso contínuo (24h);
- que tem eficácia comprovada cientificamente.
Sterilair trabalha na eliminação dos:
- Vírus
- Bactérias
- Fungos
- Ácaros
Esterilizador e umidificador de ar: saiba a diferença
O que a comunidade científica diz sobre o Sterilair
A unidade (Sterilair) parece remover bactérias e mofos muito efetivamente.
New York Testing Laboratories
Como consequência da análise geral aplicada, concluímos que o aparelho é eficaz na redução de número de partículas viáveis no ambiente.
Fundação Oswaldo Cruz
Os resultados clínicos relativos à evolução do escore médio diário das rinites e das conjuntivites, as medidas de fluxo máximo e, em um menor grau, o consumo de medicamentação, revelam uma atividade benéfica do Sterilair que faz sem dúvida abaixar o teor de alérgenos do ar ambiente nos cômodos providos do aparelho.
Sociedade Francesa de Aerobiologia
Os resultados demonstram que o Sterilair provoca um desenvolvimento prejudicado dos ácaros e uma diminuição dos alérgenos do ambiente. Os resultados estão em conformidade com a melhoria clínica observada em pacientes com alergia a ácaros que utilizaram este aparelho.
Instituto Pasteur
O que as pessoas dizem sobre o Sterilair?
Carregando avaliaçõesPerguntas frequentes sobre antimofo
Qual o melhor tipo de antimofo?
Como cada produto antimofo age de uma forma diferente no combate desse fungo, não há como apontar o melhor para todas as funcionalidades. No geral, o uso combinado de ações tende a ser a melhor escolha. Se uma das paredes da sua casa tem mofo, por exemplo, além de usar Sterilair para diminuir a presença desse microrganismo no ar, também é recomendável usar produtos específicos para removê-lo da superfície.
Existe apenas um tipo de mofo?
Não. Na verdade, mofo é um nome popularmente dado para fungos que costumam aparecer em superfícies úmidas e pouco ventiladas, criando uma camada escurecida.
Como evitar o aparecimento de mofo em ambientes fechados?
Além de usar produtos antimofo, é recomendável deixar janelas abertas tanto quanto possível. Também é recomendável afastar quaisquer móveis encostados em paredes com encanamento de água, deixando alguns centímetros de “respiro” para que ocorra a ventilação.
Quais são os sintomas de pneumonia fúngica?
Alguns fungos específicos podem desencadear quadros de pneumonia fúngica. Seus principais sintomas são:
- Dor no peito ou dor no tórax;
- Tosse com catarro amarelado ou esverdeado;
- Febre com ou sem calafrios;
- Respiração rápida e encurtada.
Referências - antimofo
Pensando em proporcionar o seu bem-estar, as informações sobre antimofo contidas nesta página foram retiradas de fontes confiáveis e certificadas.
GUIA DE RESIDÊNCIA MÉDICA MEDWAY. Pneumonia fúngica: conceito, etiologia, sintomas e tratamento. Disponível em:https://www.medway.com.br/conteudos/pneumonia-fungica-conceito-etiologia-sintomas-e-tratamento/
SCHIRMER, Waldir et al. A poluição do ar em ambientes internos e a síndrome dos edifícios doentes, 2011. Disponível em:https://www.scielo.br/j/csc/a/rXgTKw65sVBPtbfLjdsYYyQ/abstract/?lang=pt
SEGMED — ENGENHARIA & MEDICINA DO TRABALHO. Mofo: fungos causam alergia e até de doenças psiquiátricas. Disponível em:http://segmedcampos.com/blog/mofo-fungos-causam-alergia-e-ate-de-doencas-psiquiatricas/